• Home
  • /
  • Quem sou
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Promoções
  • /
  • Parcerias
  • /
  • Contato
  • Resenha: Os Treze Porquês - Jay Asher

    Livro: Os Treze Porquês
    Autor: Jay Asher
    Editora: Ática
    Páginas: 256
    Resenhista: Paula Sesterheim
    Sinopse: Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela. Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos.


    Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.

    Hoje trago a resenha do queridinho do momento: Os 13 porquês. É um livro que li há bastante tempo e, quando li, ainda não era tão conhecido, mas tornou-se devido ao fato da cantora e atriz Selena Gomez declarar que viria a produzir uma série sobre o mesmo.

    A história é narrada por Hannah Baker e Jay, um garoto que ao chegar da escola depara-se com com uma caixa contendo 7 fitas cassetes. Nas fitas Hannah conta os treze porquês de seu suicídio e o número refere-se à pessoas que, em algum momento, feriram a jovem. Cada uma das pessoas deverá receber as fitas e passar para o próximo até que todos os culpados saibam como contribuíram para que ela chegasse à esse ponto. 

    A principio o garoto não entende o motivo de estar nesta lista, mas acaba notando que nem tudo era o que parecia ser e descobre que várias pessoas que imagina conhecer, na verdade, apenas achava que conhecia. Uma delas é Hannah, que mostra-se um verdadeiro mistério. 

    O livro é incrível e o autor aborda temas delicados, como bullying e depressão. Com a jovem conseguimos dar risadas, suspiros e lágrimas, o que nos faz sentir parte da história de alguma maneira. É um livro real, que entrou para a minha lista de favoritos, então, com certeza vou reler. Jay Asher nos transmite tudo o que está vivenciando e é impossível não se emocionar com uma narrativa dessas. É trágico, belo e mesmo assim há um certo encanto nele, pois temos um relato de uma jovem com problemas comuns com os quais não sabe lidar, e isso acontece muito por aí hoje em dia. Quantas pessoas sofrem dos mesmos problemas que a protagonista e sofrem caladas? Não apenas de bullying e depressão, mas machismo, racismo, homofobia e por aí vai.  É triste ver que há pessoas que optam pelo mesmo caminho de Hannah Baker, pois não sabem como lidar com a situação. Não aguentam mais tanta dor. 

    Em outras palavras, é um livro sensível e nos faz refletir sobre o mundo a nossa volta. Quantas Hannah Baker perderam a vida apenas hoje? Enfim, é um livro que merece ser lido e relido muitas vezes por tratar de um tema delicado com clareza e detalhes, nos mostrando que as pessoas podem ser cruéis. mas também sensíveis.

     Quem aí já leu? O que achou? 

    26 comentários :

    1. Li esse livro no ano passado após ver vários trechos dele no tumblr haha. A estória é realmente muito boa.
      http://minimundoliterario.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu adorei, apesar de tratar de temas pesados

        Excluir
    2. Eu ainda não li o livro, tenho ouvido muitas críticas positivas sobre ele e a sua resenha me convenceu a ler. Por ser um tema sensível. Realmente exitem muitas Hannahs por aí precisando que alguém as apoie ou simplesmente as ouça.

      ResponderExcluir
    3. Olá linda,

      Eu tive uma leitura arrastada com esse livro quando foi lançado, por causa da escolha da construção narrativa que me deixou enfardada e só comecei a me empolgar do meio da obra quando a temática começou a ser destrinchada e bem trabalhada, mesmo achando a visão unilateral.

      Beijos!

      ResponderExcluir
    4. Oi oi
      Sou uma das poucas pessoas que não gosta desse livro, achei ele tão fútil, bobo, superficial e desrespeitos com pessoas como eu, que conheceu de perto essa situação. Tenho muita pena do Clay, ele não merecia isso, e eu vejo ele indo para a mesma armadilha que pegou uma parente minha.
      Mesmo com essa crítica eu gosto do da mensagem de "olhar ao redor" "não somos os únicos seres do mundo" muito boa e importante, só não gostei do método que ele usou para passar essa mensagem.

      ResponderExcluir
    5. Eu ainda não li o livro mas sempre tive curiosidade. Agora com a série eu fiquei ainda mais interessada em ler para depois assistir à série. Com certeza é um livro que mexe com a gente.

      ResponderExcluir
    6. Olá, tudo bem?
      Eu li recentemente, e senti falta de uma percepção dos demais personagens.
      Achei um pouco cansativo ter lido o livro narrado apenas pelo Clay e pela Hannah.
      Mas o livro é muuuuito bom, e a série melhor ainda!
      Um beijo.

      ResponderExcluir
    7. Eu escrevi um texto sobre as críticas ao livro e ao filme. Não as críticas da obra, mas as críticas aos assuntos tratados como se fosse tudo mimimi. Esse livro deveria se tornar leitura obrigatória em todas as escolas do mundo, talvez assim, conseguissemos ter uma sociedade mais empatica. O livro é pesado, mas trata de uma realidade e de uma doença como a depressão que é menosprezada pela maioria das pessoas.

      Bjos

      ResponderExcluir
    8. Olá,

      Ainda não fiz a leitura do livro, mas assistir a série. Dizem que a série é mais ampla que o livro, mas ainda estou com muita vontade de fazer a leitura da obra e sua resenha me animou muito! ♥

      → desencaixados.com

      ResponderExcluir
    9. Li várias resenhas desse livro no ano passado, agora com a série ele meio que virou modinha já. É realmente uma leitura bem interessante, espero poder conferir mais pra frente, pois no momento estou com problemas para ler livros com adolescentes... rs

      Raíssa Nantes

      ResponderExcluir
    10. Heiii, tudo bem?
      Estou terminando de ver a serie e por enquanto eu estou gostando mto.
      Fiquei surpresa com mtas coisas, e fiquei emocionada em varias partes.
      Vou finaliar a serie para pegar no livro.
      Gostei de conhecer mais do livro, deu ainda mais vontade de ler e saber se é fiel a serie.
      Beijos.

      Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

      ResponderExcluir
    11. Estou passando após assistir a série.
      Mas fico feliz que a leitura tenha funcionado para você.

      ResponderExcluir
    12. Oii! Eu assisti a série tem uns dois dias e ainda reflito muito sobre os temas que foram abordados, mas ainda tenho curiosidade de ler o livro. Pois além de ter momentos diferentes da série, também contém muito mais detalhes. É uma estória emocionante e real, adorei a sua resenha e espero ler o livro em breve. Bjss!

      ResponderExcluir
    13. Oi, tudo bem?
      Também acho triste saber que diariamente muitos jovens tiram a própria vida.
      Já li o livro faz algum tempo e amei. Esse livro me mudou muito, terminei a leitura meio devastada. Agora estou assistindo a série.

      Blog Livros, vamos devorá-los

      ResponderExcluir
    14. Eu confesso que não é o livro que estou procurando no momento - preciso de histórias alegres e fofas. Tudo que, pela proposta e abordagem escolhida, sei que este livro não é. Ele agora está em todos os lugares por causa da série. E isso é bom, porque coloca em discussão temas sérios e permite que informação faça a diferença na vida de alguém. Abraços!

      ResponderExcluir
    15. Olá!

      Este é um livro que está na minha lista há muitos anos, eu sequer imaginava que um dia ele se tornaria tão famoso por causa de uma série.
      Mas infelizmente nunca consegui lê-lo. Ele está ali na estante me olhando e esperando eu ter um tempo pra ele heheh

      ResponderExcluir
    16. Olá!

      Eu li no mês passado e foi uma das piores leituras. Claro que os temas abordados foram importantes, mas a Hannah não me convenceu, infelizmente, não foi uma leitura tão boa, só valeu a pena pela criatividade das fitas.

      ResponderExcluir
    17. Eu estou louca pra ler esse livro, comprei e estou esperando chegar. A série ganhou totalmente meu coração então me despertou ainda mais curiosidade pro livro, acho que são assunto que devem ser falados. Parabéns por tua resenha, ficou ótima!

      MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

      ResponderExcluir
    18. Olá! Não li o livro, mas assisti a série e fiquei bem mexida com a história. na verdade, nos faz refletir bastante, não importa se está adolescência ou não. É um tema que sempre deve ser debatido, beijos!

      ResponderExcluir
    19. Ainda não tive a oportunidade de ler e ver a série. Estou bem curiosa devido a repercussão.

      ResponderExcluir
    20. Oii, estou louca para ler esse livro, ainda mais depois que vi a série e simplesmente se tornou minha série favorita. Ainda mais abordando temas tão importantes. Gostei da sua resenha.

      Beijos

      ResponderExcluir
    21. Oie, tudo bem!?! Eu li o livro há tanto tempo que quando assisti a série tive que dar uma folheada no livro e relembrar.
      Acho uma história importante e todo jovem deveria conhecê-la e absorver a mensagem que tem ali.
      Bjs

      ResponderExcluir
    22. Olá.
      Estou para ler esse livro, mesmo que agora, depois da série, eu já saiba a história toda. Mesmo assim, quero ter minha experiência de leitura também.

      ResponderExcluir
    23. Olá!
      Finalizei ontem a leitura desse livro e é um livro pesado, intenso e muito triste! Quando acabei de ler, fiquei mal, mal por saber que tem muitas pessoas nesse mundo que não se importam uma com as outras, mal por saber que as pessoas preferem perder um amigo do que perder a piada, mal por saber que muitas acham isso tudo uma frescura que hoje em dia não se pode mais brincar. Essas pessoas não sabem o que a outra pessoa está passando, não sabe o quanto aquela brincadeira de mal gosto pode deixar a pessoa ainda pior. enfim, é um livro que deveria ser lido por todos os jovem e adultos possíveis, ainda mais nos tempos de hoje onde tudo é levado na brincadeira.

      Beijos!
      http://blogdatahis.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    24. Oiii!

      Eu li o livro e gostei bastante! mas não estou com vontade de assistir a série não. Achei interessante (mesmo que rasa) a forma como o autor tratou o enredo.
      A obra é bem escrita e fechadinha. SUa resenha está ótima!

      Beijnhos

      ResponderExcluir
    25. Oi Kátia, sua linda tudo bem?
      Eu tenho lido comentários de que a série emociona mais do que o livro. Mas independentemente disso, acho importante os temas que o livro aborda e gravíssimos. Precisamos nos conscientizar e criar um diálogo para encontrar uma saída de parar com essas atitudes e ajudar pessoas em depressão. Não vejo a hora de ler. Gostei muito da sua resenha.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir